<BODY> ~*~* BLOGUINHO DO RENAN *~*~


Renan, nossa vida!


"O AMOR É SEM DÚVIDA A EXPERIÊNCIA MAIS IMPORTANTE NA VIDA DO SER HUMANO!" Todo bebê nasce com a necessidade de ser muito amado. E é para demonstrar todo esse amor pelo nosso bebê Renan que compartilhamos com todos vocês esse espaço, onde relatamos fatos da vida dele, suas aventuras e travessuras, seu aprendizado, suas conquistas, e fazemos nossas declarações de amor, como pais apaixonados que somos. Nesse espaço registramos os momentos mágicos e fascinantes que estamos vivendo com o Renan para serem revividos no futuro. Esperamos ver nosso filho crescer e praticar os valores que com muito amor e dedicação tentamos a cada dia transmitir, com a intenção de criar um ser bom na sua essência e que mais tarde ele esteja pronto para enfrentar o mundo. Obrigado por nos visitar!



Renan




Meu nome é Renan Paulo Savi, nasci em 14/02/06 ás 07:21 hs na Maternidade de Campinas, pesando:3,950 kg e medindo:47 cm. Sou do Signo de Aquário e muito risonho. Adoro danoninho, gelatina, bolacha, meu tetê, fazer folia, ouvir música, dançar, piscina de água e de bolinha, desenhos do Discovery Kids e o aconchego da minha casa. Vim ao mundo para dar um colorido especial á vida das pessoas que me rodeiam. Sou um bebê muito feliz!



Mamãe




Nome: Melissa
Apelido: Mel
Nasci em: 08/08/1975
Signo: Leão
Luto por tudo que desejo e nunca deixo nada inacabado.
Vivo a vida como acho que deve ser vivida
Fui mãe aos 30 anos... uma gravidez desejada, planejada, tranquila e com muito sucesso.
O Renan é a mais perfeita tradução do amor e afeto que sinto pelo meu marido.
Minha família é meu porto seguro...são os amores da minha vida.
Obrigada Deus por esse presente maravilhoso!



Papai


Nome: Reginaldo
Apelido: Nado
Nasceu em: 08/01/1974
Signo: Capricórnio
Tem um coração enorme, ajuda quem pode!
Adora futebol, um bom churrasco, uma pizza e uma cervejinha... Ah! É Corinthiano!
É um pai exemplar, brincalhão e também adora uma bagunça.
Nosso filho foi a concretização de um verdadeiro sonho que se tornou realidade por consequência de uma dose enorme de muito amor!



Nossa história


Nos conhecemos em meados de 1990 e logo começamos a namorar.
Namoramos 10 anos...
Noivamos 01 ano...
Casamos a 05 anos e meio...
Ufa!!!
São 16 anos...de muito amor, companheirismo, dedicação e conquistas... dentre elas a mais valiosa: nosso filho Renan.
Somos uma família feliz!



Nosso fofuxo




Desenvolvimento


  • Ao nascer = 3,950 Kg e 49 cm
  • 6 dias = 3,600 Kg e 50,5 cm
  • 16 dias = 3,900 Kg e 52,5 cm
  • 1 mês = 4,850 Kg e 56 cm
  • 2 meses = 6,050 Kg e 59 cm
  • 3 meses = 6,830 Kg e 62 cm
  • 4 meses = 7,180 Kg e 65 cm
  • 5 meses = 7,250 Kg e 66 cm
  • 6 meses = 7,850 Kg e 69 cm
  • 7 meses = 8,600 Kg e 71 cm
  • 8 meses = 9,200 Kg e 72,5 cm
  • 9 meses = 9,450 Kg e 73 cm
  • 10 meses = 9,480 Kg e 73,7 cm
  • 11 meses = 10 Kg e 74 cm
  • 12 meses = 10,150 Kg e 76,5 cm


  • Amigos


  • Arthur e Mamãe Sandra
  • Dudu e Mamãe Débora
  • Amanda e Mamãe Adriana
  • Vini, Biel e Mamãe Rê
  • Gabriel e Mamãe Claudia
  • Lucas e Mamãe Keila
  • Davi, Bebê e Mamãe Vanessa
  • Gabriel e Mamãe Patrícia
  • Guilherme e Mamãe Ju
  • Bárbara, Bia e Mamãe Fabíola
  • Julia e Mamãe Aline
  • Marcos e Mamãe Sandra
  • Arthur e Mamãe Carol
  • Henrique e Mamãe Simoni
  • Gabriel, Guilherme e Mamãe Gerlane
  • Leo e Mamãe Karim
  • Julia e Mamãe Aline
  • Pedro e Mamãe Renata
  • Guilherme e Mamãe Lucia
  • Pedro Luís e Mamãe Alessandra
  • Lucas e Mamãe Elisângela
  • Sarah, Ibrahim e Mamãe Edila
  • Luiza, Bernardo e Mamãe Bárbara
  • Melissa e Mamãe Fabiana
  • Ricardo e Mamãe Aline
  • Bárbara e Mamãe Aline
  • Mel e Mamãe Marcia
  • Miguel e Mamãe Lívia
  • Isabella e Mamãe Marcia
  • Dudu e Mamãe Lizandra
  • Guilherme e Mamãe Catarina
  • Dudu e Mamãe Catarina


  • Música





    Visitas




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    segunda-feira, 30 de março de 2009

    Desfralde noturno

    Renan já desfraldou durante o dia a algum tempo e foi uma etapa super tranqüila.
    Já o desfralde noturno...afff, que sufoco!
    Raras vezes acorda sequinho, outras vezes acorda só de manhã molhado, outras vezes acorda 2 vezes na noite molhado, aí lá vai eu trocar roupa de cama e no dia seguinte um monte de lençol para lavar!
    Pior que tento e visto o insucesso logo desisto e recorro novamente a fralda. Tô cansada de saber que devo ter paciência, ir com calma e principalmente não voltar atrás depois de tomada a decisão, senão confundo meu Pequeno que ora está de fralda, ora sem! Acho que to meio perdida...rsrsrs
    Evito muito líquido á noite e já tentei fazer de várias formas:
    -Levá-lo ao banheiro durante a noite: ele vai resmungando e não faz!
    -Colocá-lo para fazer xixi antes de dormir, faz, mas não é o suficiente, pois acorda molhado!
    Será que devo deixá-lo dormir sem fralda mesmo que seja necessário trocar mil lençóis por noite...?
    Será que devo deixá-lo dormir de fralda e quando notar que ela amanhece seca, desfraldá-lo? (acho que assim não desfraldará nunca!)
    Será que devo fazer algo que ainda não fiz?
    Que será que devo fazer?
    Sou marinheira de primeira viagem neste assunto e sei que para cada criança o desfralde ocorre de maneira diferente, por isso não tem receita.
    Mas gostaria muito que me dessem dicas, de como fazem ou fizeram. Quero conhecer diferentes experiências, saber como as outras mamães passaram ou passam por essa fase.
    Sabe o que é mais engraçado? Se o Renan dorme durante o dia, o faz sem fralda e acorda no meio do soninho para ir ao banheiro...vai entender, né?
    Podem me ajudar??



    Às 9:25 AM

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    quarta-feira, 18 de março de 2009

    Coisas que o Renan adora

    Comer bolo de chocolate com os amigos:



    Brincar no Sítio - na piscina:



    Na balança:



    Andar de barco e pescar:



    Descansar com o Papai:



    Cantar parabéns e colocar a mão no bolo:



    Mesa de snoke:



    Comer acaí:



    Sombra & água fresca:



    Adorou o tal video-game:




    Às 9:54 PM

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    Enfim, atualizado!

    Posts fresquinhos aí embaixo!



    Às 12:22 PM

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    terça-feira, 17 de março de 2009

    Fase da imaginação

    Estamos vivenciando essa fase com o Renan e está tão nítida que resolvi “refrescar” teoricamente minha memória.

    Um pouco de teoria:
    Mais do que uma "ferramenta", o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar, exploram e reflectem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais. O brincar potencia o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
    Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras.
    As crianças não brincam da mesma forma em todas as idades, pois cada idade tem um modo de brincar específico e é em cada uma dessas fases que a criança aprende a diferenciar a realidade da imaginação.
    Aprende também a separar o seu espaço do espaço do outro e a dar novos significados à realidade que a rodeia conforme o que assimila durante as brincadeiras.
    O brincar apresenta características diferentes de acordo com o desenvolvimento das estruturas mentais, existindo, segundo Piaget (psicólogo e filósofo que estudou a evolução do pensamento até a adolescência), 3 etapas fundamentais:

    De 0 à 2 anos: esse período caracteriza-se como sendo o período sensório motor.
    Nessa fase de vida a criança explora o tempo todo o ambiente usando os órgãos do sentido. A criança nessa fase gosta de mexer nos objetos, pegá-los, apertá-los, morde-los, cheirá-los. Ficam atenta com objetos coloridos, com os sons que os mesmos reproduzem. É o que Piaget chama de jogos de exercícios, ou seja, elas gostam de abrir e fechar caixas, colocar e tirar objetos de um recipiente, encher e esvaziar um balde com água. Passam tempo nessas atividades, e estão a todo momento explorando o universo que as cercam.
    Dicas de brinquedo: podemos pensar em brinquedos coloridos, macios, de borracha, jogos de encaixe, com sons, etc.

    De 2 anos até 6 anos: temos os jogos simbólicos, ou seja, o faz de conta.
    O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psico-motora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o “faz de conta”, mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade e as relações do mundo real. Por essa via, quando a criança estiver mais velha, é possível estimular a diminuição da atividade centrada em si própria, para que ela vá adquirindo uma socialização crescente.
    Na pré-escola, o raciocínio lógico ainda não é suficiente para que ela dê explicações coerentes a respeito de certas coisas. O poder de fantasiar ainda prepondera sobre o poder de explicar, seu pensamento é considerado “mágico”. Então, pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar, ou seja, representar simbolicamente suas ações, mas também, suas habilidades motoras, já que salta, corre, gira, rola, empurra, etc. Assim é que se transforma em pai/mãe para seus bonecos ou diz que uma cadeira é um trem. Didaticamente devemos explorar com muita ênfase as imitações sem modelo, as dramatizações, os desenhos e pinturas, o faz de conta, a linguagem, e muito mais, permitir que realizem os jogos simbólicos, sozinhas e com outras crianças, tão importantes para o seu desenvolvimento cognitivo e para o equilíbrio emocional.
    É através dos jogos simbólicos que a criança também elabora conflitos internos, como por exemplo a morte de um animalzinho de estimação, a separação dos pais, a perda de um objeto querido.
    Dicas de brinquedo: tudo que estimula a criatividade, a expressão da criança, como tintas para pintar, fantoches, livros, massinhas para modelar, argila, contar histórias, estimular a criança a contar histórias também, teatro, etc.

    De 7 anos aos 11 anos: tem início a fase dos jogos de regras, onde as brincadeiras passam essencialmente pelos jogos. A forma como a criança joga revela a sua personalidade e a forma como está estruturada para se relacionar com o mundo, ou seja, é claramente visível nos sentimentos que ganhar ou perder lhe provocam.
    Nos jogos de regras, a criança aprende a respeitar e criar junto com o grupo novas regras. Aprende a esperar sua vez, a observar uma jogada (aumentando sua concentração), aprende a criar estratégias para ganhar o jogo (desenvolvendo seu raciocínio lógico); e por fim aprende a se relacionar com os outros, a trabalhar em equipe e a lidar com suas frustrações.
    Dicas de brinquedo: todos os jogos de regras, como por exemplo, Resta Um, Senha, Dama, Memória, Cilada, etc.

    Brinquedo
    O brinquedo representa uma oportunidade de desenvolvimento. Ele traduz o real para a "realidade infantil", suavizando o impacto provocado pelo tamanho e força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança. Os problemas que surgem na manipulação dos brinquedos, jogos, etc, fazem a criança crescer através da procura de soluções e alternativas. Por exemplo, um boneco pode ser um bom companheiro e aliado; uma bola, um promotor do desenvolvimento motor; um quebra-cabeça, estimular o desenvolvimento cognitivo; etc.
    O desempenho psicomotor da criança enquanto brinca, por exemplo, a correr atrás duma bola, alcança níveis que só mesmo a motivação intrínseca consegue. Simultaneamente, estimula-se a atenção, a concentração e a imaginação e, por consequência, contribui para que fique mais calma, relaxada e aprenda a pensar, estimulando a sua inteligência e autonomia.

    O papel dos pais:
    O adulto pode (e deve) estimular a imaginação das crianças, despertando idéias, questionando-as de forma a que elas próprias procurem soluções para os problemas que surjam. Além disso, brincar com elas, procurando estimular as crianças e servir de modelo, ajuda-as a crescer., estimula seu potencial para que desenvolva uma série de capacidades que lhe são inatas.
    O brincar com alguém reforça os laços afetivos. Um adulto, ao brincar com uma criança, está-lhe a fazer uma demonstração do seu amor. A participação do adulto na brincadeira eleva o nível de interesse, enriquece e estimula a imaginação das crianças.

    Conclusão
    O brincar não significa apenas recrear-se, antes pelo contrário, é a forma mais completa que a criança tem de comunicar consigo mesma e com o mundo.
    A criança precisa ter tempo e espaço para brincar. É importante proporcionar um ambiente rico para a brincadeira e estimular a atividade lúdica no ambiente familiar e escolar, lembrando que rico não quer dizer ter brinquedos caros, mas fazer com que elas explorem as diferentes linguagens que a brincadeira possibilita (musical, corporal, gestual, escrita), fazendo com que desenvolvam a sua criatividade e imaginação.
    É a brincar que aprende o que mais ninguém lhe pode ensinar. É dessa forma que ela se estrutura e conhece a realidade. Além de estar a conhecer o mundo, está-se a conhecer a si mesma. Ela descobre, compreende o papel dos adultos, aprende a comportar-se e a sentir-se como eles.
    O ato de brincar pode incorporar valores morais e culturais, em que as atividades podem promover a auto-imagem, a auto-estima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição dum sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos.
    É através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.

    Na prática:
    A poucos dias que completou 3 anos, Renan é praticamente uma versão masculina da Lola, um de seus personagens favoritos do Discovery Kids. Adquiriu uma imaginação fértil nos últimos meses, nitidamente...que coisa mais fofa! Vive em um delicioso mundinho de fantasia, onde os bonecos falam, os carros ganham vida, um martelo vira picolé e todos os brinquedos anunciados na TV serão seus em poucos minutos… rs
    Não é raro pegá-lo falando sozinho, quer dizer, com os carrinhos e bonecos. Conversa com o Pablo (melhor amigo) como se ele estivesse ali ao seu lado, pula no sofá e diz “puuuula Harry!”, como no desenho, argumenta e tira conclusões baseadas nesse seu mundinho infantil.
    A nova mania é inventar brincadeiras. Na maioria das vezes foi algo que aconteceu espontaneamente, ele gostou, aí quer repetir um zilhão de vezes seguidas. Aí é um tal de dizer “mamãe, faz assim, ó” e repete todo o rosário mais uma vez! rs A mais usada dos últimos dias diz respeito a pedir tudo o que aparece nos 4.464.7363 anúncios de brinquedos que invadem a TV.
    É só começarem os “reclames” que lá vem o rapaz falando “mamãe, eu quero esse”. ahahahah E eu, politicamente correta, explico todas as vezes “Renan, não é só porque aparece na televisão que a gente pode comprar, não. É preciso ter dinheiro pra isso, a mamãe e o papai trabalham muito pra poder comprar as coisas, blablabla”. Aí ele diz pra gente ir ao shopping e pegar o cartão para pagar... rsrs De vez em quando vem falando que a Mamãe e o Papai trabalha para comprar as coisas para ele...e de uma certa forma está certíssimo. Hoje o Renan é prioridade em nossas vidas!
    Passados 2 dias da sua festa de aniversário veio falando que quer um “zineisálio”do Ben 10, sendo que ele nunca na vida viu um único desenho do dito.
    Que fase gostosa né...viajar nas asas da imaginação!



    Às 12:11 PM

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    sexta-feira, 13 de março de 2009

    Judô, esporte com filosofia

    Teoria: O judô não é apenas uma modalidade Olímpica praticada por ambos os sexos, ou seja, ensinar aos alunos golpes de arremesso, quedas de várias formas, ginástica formativa, etc. Essas atividades são um meio para atingirmos o que realmente queremos: O desenvolvimento Humano, que se divide em quatro partes:

    - Motor: Atividades para o desenvolvimento da coordenação motora;
    - Cognitivo: Atividades que exigem agilidade de raciocínio;
    - Afetivo: Respeito em geral;
    - Social: Contato com outras crianças para uma maior socialização e disciplina.

    Através das atividades específicas do Judô, conseguimos atingir de uma forma mais eficiente o desenvolvimento global da criança, proporcionando seu auto-conhecimento, auto-controle e auto-estima.
    O Judô não é apenas uma luta, é uma filosofia, um sentido a ser seguido, ele prega a disciplina, a concentração, a passividade, a defesa dos fracos e o equilíbrio entre corpo e alma.
    A mente do judoca, de maneira concentrada e sadia, pode ser sua maior arma contra seus adversários
    O Judô é uma forma ideal de educação física e moral!

    CÓDIGO MORAL
    - Gentileza é respeitar os outros;
    - Coragem é fazer o que é justo;
    - Sinceridade é se expressar sem ocultar seus pensamentos;
    - Honra é manter a palavra;
    - Modéstia é falar de si sem vaidade;
    - Respeito. Sem respeito não há confiança;
    - Autocontrole é ficar quieto quando a raiva aflora;
    - Amizade é o mais puro dos sentimentos humanos;
    - O Judô é um buquê de todas essas flores.

    Se o judô é mesmo tudo isso, vamos lá!
    Estava conversando com a mãe de um amiguinho da escolinha do Renan e ela disse que ia colocá-lo no judô. Fiquei surpresa e questionei como era, pois não sabia que já podiam iniciar com tão pouca idade.
    Fiquei interessada em proporcionar ao Renan uma forma diferente de atividade, já que fica na escola o dia todo.
    Ao mesmo tempo fiquei pensando se isso não estimularia a agressividade do meu Pequeno.
    Fui então conversar com a Tia na escolinha e ela disse que conversam muito com as crianças e que nunca teve problemas. Aproveitou para dizer que o que estimula a agressividade da criança está dentro de nossas casas, de muito fácil acesso e se referiu a mais nova “febre” entre as crianças: o tal BEN 10 que o Renan vem falando a alguns dias. Ela falou que isso sim é um perigo! E concordo com ela! Tirando a Discovery Kids e no canal aberto a Cultura, os demais só exibem desenhos de luta, agressão sem fim...nada contra mas não deixo que o Renan tenha contato com essa programação, não acho saudável. Enquanto eu puder e conseguir desviar a atenção e interesse dele para coisas menos agressivas, farei!
    Como já disse ultimamente vem falando muuuito no BEN 10, nunca assistiu e se depender de mim não vai assitir!
    Descobriu agora o Sítio do Pica Pau Amarelo e todos os dias às 19:30 é hora! Depois brincamos com alguns brinquedos, pq só TV tb não dá né!



    Às 12:01 PM

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